Os símbolos japoneses do Jouyou kanji

[ 18-11-2009 05:36:50 ] - [ Como aprender japonês,Curso de japonês grátis,Dicas de japonês ]

simbolos-japoneses-joyo-kanji

Como muitos leitores já devem saber, os símbolos japoneses são ideogramas que representam idéias e não palavras. Por causa disso, um mesmo símbolo japonês pode ser traduzido com palavras e significados diferentes.

Por representarem pensamentos em vêz de palavras, os símbolos japoneses se tornaram muito numerosos durante a história do Japão. Hoje, cogita-se que a quantidade de ideogramas já ultrapassem a casa dos 6.000 kanjis.

Pensando na dificuldade de aprender todos os eles, o governo japonês determinou que todas as pessoas formadas no "ensino médio" do Japão deveriam saber ler e escrever 1.945 símbolos japoneses juntamente com muitas de suas combinações, criando assim, o Jouyou Kanji ( 常用漢字 ).

Com essa decisão, indiretamente determinou-se que para ler jornais, revistas, entender programas de televisão e viver no Japão sem muitos problemas, seria necessário que todo o cidadão tivesse pleno conhecimento de todo o Jouyou kanji. E assim, os jovens japoneses passam anos de sua vida aprendendo os 1.945 símbolos japoneses, e suas variadas combinações, durante algo que seria equivalente ao nosso ensino médio brasileiro.

Símbolos japoneses fora do jouyou kanji

Como o governo japonês determinou que o Jouyou Kanji teria algo em torno de 1.945 símbolos japoneses, todo material impresso para o público japonês em geral precisaria estar limitado aos ideogramas contidos no Jouyou Kanji.

Isso aconteceu com a maioria do material informativo, como revistas, jornais, faixas, cartazes, placas e avisos no Japão. Mas um boa parte do material escrito continuou a ser publicado com os símbolos japoneses que não pertencem à lista de ideogramas do Jouyou Kanji.

Em casos assim, como espera-se que os leitores não conheçam o significado das palavras pelos ideogramas, mas conheçam o significado pela leitura ou pronúncia desses mesmos símbolos japoneses, o mundo oriental começou a utilizar um sistema conhecido como Furigana ( 振り仮名 ).

No furigana, os símbolos japoneses que não pertenciam ao Jouyou Kanji passaram a ter sua pronúncia escrita com o alfabeto hiragana, posicionados num ponto acima de cada símbolo japonês. A imagem abaixo demonstra o uso comum do furigana em letras japonesas.

simbolos-japoneses-com-furigana-superior

simbolos-japoneses-furigana-vertical

Como o uso do furigana se tornou popular entre os japoneses e estrangeiros, ele acabou por ser usado em qualquer símbolo japonês, principalmente em livros para estudantes da língua japonesa. O mais interessante é que hoje, sempre que alguém escreve uma palavra em ideogramas japoneses e imagina que o receptor da mensagem não conhece o kanji utilizado, eles usam furigana para facilitar a leitura e compreensão do símbolo,

Voltando ao foco original, ao terminar o "ensino médio" japonês, todo estudante já conhece o Jouyou Kanji. E quando começa a cursar uma faculdade, começa também a aprender mais símbolos japoneses, só que agora, esses novos ideogramas são específicos da línguagem técnica do curso superior escolhido.

Daí se tornou um erro comum entre alguns estudantes de japonês, pensar que o Jouyou Kanji é a lista de todos os ideogramas usados no Japão. Na verdade, o Jouyou Kanjis é apenas o começo do alfabeto ideográfico japonês.

Como aprender os símbolos japoneses do jouyou kanji

A idéia deste tópico não é discutir um guia completo sobre como aprender os símbolos japoneses do Jouyou Kanji, mas dar algumas dicas que podem facilitar o aprendizado de todo estudante de japonês.

A maior dificuldade de quem estuda japonês não é somente memorizar cada ideograma e seus significados, mas conseguir memorizar a ordem de cada traço também.

É que cada símbolo japonês precisa ser escrito seguindo uma ordem de traços. Em muitos casos, se a ordem dos traços for ignorada, a proporção e o formato dos ideogramas japoneses podem ficar comprometidas, gerando algo irreconhecível.

Muitos estudantes de japonês ignoram a ordem dos traços dos ideogramas, escrevendo de um modo próprio. Na minha opinião, desde que o símbolo japonês não fique "deformado", tornando-se irreconhecível, a ordem dos traços não importa muito.

Repetindo para aprender os símbolos japoneses do Jouyou Kanji

A forma mais comum de aprender os símbolos japoneses do Jouyou Kanji é através da repetição. Neste método, o estudante de japonês tenta memorizar a ordem dos traços e o significado das letras japonesas escrevendo o mesmo símbolo repetidas vezes.

Para este caso, eu escrevi um artigo contendo quatro dicas para escrever em japonês e aprender os símbolos japoneses do Jouyou kanji.

Aprendendo os símbolos japoneses do jouyou kanji com a imaginação

O segundo método, é aprender as letras japonesas, a ordem dos traços e seus signficados através da imaginação. Esta técnica consiste em dividir os símbolos japoneses em partes, onde cada parte precisa ser associada com um desenho ou imagem de nosso cotidiano.

A imagem abaixo ilustra como criar uma imagem a partir de um símbolo japonês. Para ideogramas compostos ou complexos, é necessário criar mais de uma imagem que, juntas, formam a idéia que a letra japonesa deseja transmitir.

como-aprender-simbolos-japoneses-do-jouyou-kanji

Dessa forma, todas as principais dificuldades de se aprender um símbolo japonês são superadas de forma mais fácil e rápida. Fixando e associando os símbolos japoneses diretamente com seus significados. Além disso, como cada ideograma pode ser dividido em partes, aprender a ordem dos traços dos símbolos japoneses fica muito mais fácil.

No site, existe um artigo sobre como escrever as letras japonesas, mostrando as regras gerais para escrever a maioria dos símbolos japoneses. Sugiro uma leitura nele.

O importante aqui, é que você crie suas próprias associações com suas próprias imagens. Assim, ficará muito mais fácil lembrar os significados de cada símbolo japonês e a ordem dos traços dele.

De início, este método aparenta ser mais complicado do que a simples repetição, mas com o tempo, fica muito mais fácil e divertido aprender as letras japonesas.

Caso você precise de ajuda, existem alguns livros que podem auxiliar neste trabalho. Infelizmente os melhores livros estão em inglês, mas existem alguns em português que podem ser bem úteis. Abaixo segue uma lista das minhas sugestões de livros.

  • Remmenber the kanji (1, 2 e 3)
  • Teach your self beginner's japanese script
  • Kanji de mangá (série em português)
  • Kanji pictográfico (em português)

 

Unindo os dois métodos para aprender mais símbolos japoneses

Uma das coisas que tenho feito nestes últimos dias é unir os dois métodos acima. Eu divido meus estudos de kanji em duas fases: Associação e repetição.

Na primeira fase, eu associo os símbolos japoneses com imagens de meu cotidiano ou desenhos criados em minha imaginação. E durante a segunda fase, simplesmente crio o hábito de treinar a caligrafia japonesa escrevendo repetidamente o mesmo símbolo japonês. Assim, consigo tirar proveito das vantagens contidas nas duas técnicas descritas acima.

Procure ler e traduzir textos com símbolos japoneses

Independente de você seguir qualquer uma das técnicas descritas aqui, é muito importante praticar a leitura e escrita de textos contendo os símbolos japoneses. Dessa forma, você acabará revisando os ideogramas que aprendeu e aprenderá muitos símbolos novos.

Além disso, pense que todo o contato com a língua japonesa é vai deixar seu vocabulário mais rico e lhe deixar mais experiente com o idioma oriental.

Lista de símbolos japoneses do jouyou kanji

Se você ficou curioso para estudar e aprender os símbolos japoneses do jouyou kanji, existe uma lista completa dos ideogramas e seus significados no língua japonesa. A lista de símbolos está dividida em séries, seguindo a mesma ordem de estudo utilizada no Japão.

Assim, você poderá aprender todos os símbolos japoneses utilizando os métodos de estudo acima e praticando a caligrafia japonesa de cada ideograma. Abaixo, segue o link para a lista completa do Jouyou Kanji.

Caligrafia japonesa com o Jouyou Kanji.

Os créditos da imagem pertencem à sushicam.

Assine o feed rss do !

Compartilhe este artigo

|
  Adicionar esta pgina no Linkk  Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Entre em contato com o

por e-mail