Como dizer as horas em japonês

[ 03-11-2009 05:04:44 ] - [ Curso de japonês grátis,Vocabulário japonês ]

as-horas-em-japones

Antes de começar a falar como dizer as horas em japonês, vamos descobrir como escrever e construir os segundos e minutos na língua japonesa.

Dessa forma, poderemos seguir passo-a-passo, até estarmos prontos para falar as horas em japonês.

os segundos e as horas em japonês

Esta é uma parte da língua japonesa muito negligenciada pelos professores de japonês. Por causa de seu pouco uso, muitos autores e professores não mencionam o assunto.

Mas como eu estava assistindo o anime Suzuka, percebi que os personagens usavam bastante os segundos em japonês (Suzuka é um romance entre estudantes que participam de um clube de atletismo). Então resolvi fazer diferente e mencionar o assunto aqui no língua japonesa.

Para escrever os segundos, vamos precisar dos números em japonês e do kanji , que significa segundos ou momento em japonês. O padrão seria: número + . Vamos ver alguns exemplos?

一秒 – Um segundo
二秒 – Dois segundos
三秒 – Três segundos
四秒 – Quatro segundos
五秒 – Cinco segundos
六秒 – Seis segundos
七秒 – Sete segundos
八秒 – Oito segundos
九秒 – Nove segundos
十秒 – Dez segundos

Pelo que podemos observar, escrever os segundos em japonês não possui nenhuma dificuldade. Basta usar os números em japonês (de um até 59) seguidos pelo símbolo japonês .

Outra coisa legal é que não existem exceções relacionadas com a leitura dos kanjis, continuamos lendo da mesma forma que aprendemos quando estudamos os números em japonês.

Os minutos e as horas em japonês

Desta vez vamos usar o símbolo para passar a idéia de minutos em japonês.

A construção se baseia no mesmo padrão dos segundos, mas ao invés do símbolo , vamos usar o . O padrão é: números + . Vamos ver como ficam os minutos em japonês?

一分 - Um minuto
二分 - Dois minutos
三分 - Três minutos
四分 - Quatro minutos
五分 - Cinco minutos
六分 - Seis minutos
七分 - Sete minutos
八分 - Oito minutos
九分 - Nove minutos
十分 - Dez minutos
十一分 - Onze minutos
十二分 - Doze minutos
十三分 - Treze minutos
十四分 - Quatorze minutos
十五分 - Quinze minutos
十六分 - Dezesseis minutos
十七分 - Dezessete minutos
十八分 - Dezenove minutos
十九分 - Dezenove minutos
二十分 - Vinte minutos

Outra vez encontramos uma leitura diferente para os números japoneses. No caso de hoje temos i para , ro para , nana para , ha para e ju/ji para . A coisa complica ainda mais quando percebemos que o símbolo japonês muda sua leitura de fun para pun ao ser combinado com certos números. Mas não se preocupe, com um pouco de treino podemos aprender qualquer coisa.

Se observarmos com atenção a lista acima, perceberemos que a leitura pun do kanji é usada sempre com os números 1, 3, 4, 6, 8 e 10. Isso facilita um pouco na hora de saber quando ler fun ou pun.

Como deu para perceber, não foi preciso escrever os minutos do 1 até o 59, uma vez que a construção dos minutos segue a mesma regra dos números em japonês, mas logicamente, seguindo a leitura e escrita demonstrada na lista acima.

As horas em japonês

Como já deve ser esperado, para escrever as horas, precisaremos dos números em japonês. Se você ainda não os conhece, deviria dar uma lida no artigo: Os números em japonês.

Além dos números, vamos utilizar o símbolo japonês . É com ele que vamos indicar a idéia de hora.

Então, para formar as horas em japonês, vamos usar o seguinte padrão: número + . Até agora está tudo bem fácil, não é? Vamos ver como se escreve todas as horas em japonês?

一時 – Uma hora
二時 – Duas horas
三時 – Três horas
四時 – Quatro horas
五時 – Cinco horas
六時 – Seis horas
七時 – Sete horas
八時 – Oito horas
九時 – Nove horas
十時 – Dez horas
十一時 – Honze horas
十二時 – Doze horas

Se você prestou bastante atenção, percebeu três pronúncias irregulares nas horas em japonês. No caso, 四時 é pronunciado yoji e não yonji, 七時 é pronunciado shichiji e não nanaji e 九時 é pronunciado kuji e não kyuuji. Estes símbolos não são lidos da forma como estamos acostumados, então precisamos tomar cuidado com eles.

Como dizer as horas em japonês

Agora que já sabemos como formar as horas, minutos e segundos, vamos aprender como escrever e dizer as horas em japonês de um modo mais completo.

O básico

Dizer as horas em japonês é muito simples.  Só precisamos ter um pouco de atenção com alguns detalhes que nem são essenciais para a comunicação. Vamos começar com um padrão de frase simples: 、[número] です。.

significa agora, significa horas eです funciona como o verbo ser. Daí é só colocar o número desejado antes do para formar uma frase completa. Vamos aos exemplos:

今、九時です

八時です。

Falando meia hora em japonês

Pala falar as horas pela metade (meia hora) vamos precisar do kanji usado após o para formar a expressão meia hora (ou hora pela metade). Com isso, podemos falar "agora são quatro e meia". Veja só:

今、四時半です。

八時です。

Se você observou bem, o padrão para formação desta frase é:  、[número] です。.

Falando quinze minutos em japonês

Podemos usar os quinze minutos de duas formas: falando os quinze minutos que já se passaram ou que faltam para completar alguma hora.

Para falar que já se passaram quinze minutos, vamos usar a expressão すぎ depois de , formando o padrão 、[número] 十五分すぎです。. Vamos para mais um exemplo:

今、四時十五分すぎです。

Agora vamos inverter e dizer que faltam quinze minutos para completar uma determinada hora. Neste caso, vamos usar o kanji após 十五 para indicar os minutos que faltam. O padrão para este caso é: 、[número] 十五です. Segue o exemplo:

今、四時十五前です。

Um modo simplificado de dizer as horas em japonês

Assim como português, existe um caminho mais simples e objetivo para falar as horas omitindo o . Dessa forma podemos falar são x horas e y minutos ([número] [número] です). Vamos aos exemplos:

六時半です。

六時三十分です。

Seguindo este caminho, fica muito fácil dizer às horas em japonês. As únicas coisas que você vai precisar, é conhecer bem os números e saber escrever as horas e os minutos em japonês. Que tal ver mais dois exemplos?

今、二時十二分です。

今、十時五十七分です。

Como dizer as horas em japonês - de dia ou de noite?

Em alguns casos, os japoneses não usam a marcação do tempo em 24 horas. Dessa forma, pode ficar complicado saber se um compromisso vai ser realizado às sete horas da manhã ou da noite. Este problema pode ser solucionado de três maneiras: pelo contexto da frase, usando advérbios de tempo e usando a marcação de 24 horas.

Usando o contexto da frase para dizer as horas em japonês

Existem casos onde é fácil descobrir o horário de um compromisso pelo contexto da frase. Por exemplo:

夕食は六時ですね。

Como sabemos que um jantar sempre ocorre durante noite, então fica claro no contexto que o compromisso será às seis horas da noite e não da manhã. Seria meio estranho tomar o café da manhã às seis horas da noite…

Usando advérbios de tempo para dizer as horas em japonês

Neste caso, vamos usar alguns dos símbolos japoneses novos relacionados com o tempo em japonês. Os advérbios de tempo são:

午前 ou : Manhã. Geralmente entre 5 e 11 da manhã.
: Meio dia, 12 horas.
午後: A tarde ou noite. Geralmente entre 1 hora da tarde e meia noite.
夕方 ou : Noite
深夜: Madrugada. Geralmente entre 1 e 4 da manhã.

Sempre que for utilizar algum destes advérbios, coloque-os antes das horas juntamente com a partícula . Dessa forma, indicamos o relacionamento entre as horas e o advérbio de tempo.

O padrão para formação de frases desse tipo é: 、[advérbio] [hora] です . Vamos ver alguns exemplos?

今、午前の九時半です。

今、午後の十時です。

深夜の三時です。

Os advérbios de tempo mais usados no Japão são 午後 e 午前, relacionando as horas da manhã ou da noite.

Usando a marcação de 24 horas em japonês

Este padrão de expressão das horas pode ser usado no Japão, apesar de não ser muito comum. Assim podemos usar os números de 一(1) até  二十四(24) para indicar a diferença de horas da manhã, da tarde e da noite. Veja só:

今、十八時です。

二十時です。

Frases úteis sobre as horas em japonês

Achei que seria legal encerrar este artigo sobre as horas em japonês com algumas frases úteis no dia-a-dia. Espero que gostem.

すみません が。。。

はい、何でしょうか。

今、何時ですか。

ええ。。。今、六時五分です。

ありがとう ございます。

どういたしまして。

Exercício de caligrafia de kanjis

Abaixo seguem os símbolos japoneses ideográficos usados neste artigo. Selecionando os kanjis desejados e clicando no botão visualizar caligrafia, será aberta uma nova janela onde você vai poder ver informações do dicionário sobre cada símbolo japonês e praticar a caligrafia japonesa cobrindo os símbolos cinzas e depois tentando escrever sozinho. É só imprimir e praticar.

       

Assine o feed rss do !

Compartilhe este artigo

|
  Adicionar esta pgina no Linkk  Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Entre em contato com o

por e-mail