A origem do alfabeto japonês

[ 01-11-2009 17:01:57 ] - [ Alfabeto japonês,Alfabeto japonês hiragana,Alfabeto japonês katakana,Curso de japonês grátis ]

origem-do-alfabeto-japones

Antes da introdução dos símbolos chineses no Japão, não existiam vestígios concretos de que a população do sol nascente já possuía uma forma de escrita. Apesar dos falatórios sobre a origem da escrita Japonesa, todos concordam que ela se originou com os símbolos chineses.

Muitos historiadores acreditam que os caracteres chineses chegaram através de monges Budistas, que ao vir para o Japão, trouxeram consigo textos Chineses por volta do século V. Esses textos eram escritos na língua chinesa, e num primeiro momento teriam sido lidos como tal, mas com o passar dos anos, um sistema conhecido como kanbun (漢文) foi desenvolvido. O novo sistema basicamente usava sinais para permitir que os símbolos chineses fossem usados como representação das palavras japonesas, preservando-se assim a língua nativa.

Como a língua japonesa não possuía uma forma escrita naquele tempo, surgiu um outro sistema chamado man’yogana que usava alguns caracteres Chineses baseados em sua própria pronúncia, ao invés de seu significado.

Durante o século VIII, época em que crescia a literatura japonesa, muitos símbolos chineses foram simplificados dando origem a um sistema baseado em fonemas que conhecemos hoje como hiragana. Nessa época, apesar das japonesas não terem acesso à educação e formação superior, muitas delas se destacaram no campo da literatura e contribuíram para a construção do hiragana. "Acho que foi por causa da influencia feminina que o hiragana tem esses formatos curvos e mais desenhados…"

Do outro lado da moeda, os estudantes do monastério procuraram encontrar uma forma simples de representar os sons na escrita. Os novos símbolos produzidos por esse processo foram criados com traços mais poligonais ou quadrados, facilitando a escrita dos mesmos. Esses símbolos são chamados hoje de katakana.

Através de um simples e pequeno estudo da história japonesa, confirmamos que a escrita japonesa realmente veio da china, e que os alfabetos conhecidos como hiragana e katakana são provenientes dos caracteres chineses.

Assine o feed rss do !

Compartilhe este artigo

|
  Adicionar esta pgina no Linkk  Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Entre em contato com o

por e-mail